Considerada uma joia do estado de Pernambuco, a cidade de Tamandaré possui pouco mais de 22 mil habitantes e é bastante conhecida por suas belas paisagens, incluindo praias, piscinas naturais e ilhas.
É possível chegar em Tamandaré de diversas formas. Abaixo, listamos quais são os trajetos mais utilizados normalmente:
- Avião: para quem mora muito longe da cidade ou do estado de Pernambuco e precisa ir de avião, o ideal é encontrar uma passagem para Recife. A capital fica localizada há cerca de 113 quilômetros de Tamandaré.
- Carro ou ônibus: partindo de Recife, a opção mais comum é utilizar a BR-101 Sul, posteriormente a PE-060 e por fim a PE-076, que direciona exatamente para Tamandaré. Caso você opte por ir de ônibus, este mesmo trajeto pode ser realizado, afinal, diversas companhias oferecem passagem para a cidade.
Nos dias atuais, o município tem destaque na produção da cana-de-açucar e no setor de prestação de serviços, influenciado principalmente pela prática do turismo na região litorânea. Um dos principais impulsionadores da economia da cidade, a Praia de Carneiros foi eleita por internautas do site da TripAdvisor como a 12ª praia mais bela do mundo, ocupando a segunda colocação nacionalmente, atrás apenas da também pernambucana Baía do Sancho.
Tamandaré é uma cidade plana, com 16 km de praias, ainda preservando seus coqueirais e tendo Recife, a capital do estado, a 100 km de distância.
Obteve a sua emancipação política em 28 de setembro de 1995. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a área que forma o município tem uma extensão total de 214 307 km², sendo 1,416 km² constituindo a zona urbana e os 212 891 km² restantes formando a zona rural. Seus municípios limítrofes são Rio Formoso e Sirinhaém, a norte: Barreiros, a sul: Água Preta e Gameleira, a este; e o Oceano Atlântico, a leste.
Localizada às margens da rodovia PE-060, a Reserva de Saltinho é uma das poucas áreas de preservação da mata atlântica em Pernambuco, ocupando uma área de 548 hectares entre os municípios de Tamandaré e Rio Formoso, o antigo engenho de cana que ocupava o local converteu-se em um horto florestal na década de 1940 e mais tarde, em 1967, em uma estação experimental criada com intuito de desenvolver pesquisas relacionadas a espécies que ali habitam. Em 1983, a estação experimental passou a ser classificada como uma reserva biológica com o objetivo de conservar integralmente a fauna e a flora local para fins científicos, sendo proibida qualquer forma de exploração dos seus recursos naturais.
Suas chuvas são bem distribuídas ao longo do ano, não havendo uma estação verdadeiramente seca. A temperatura média anual é de 24,4 °C, caracterizando verões quentes e secos, e invernos mornos e úmidos.
Fonte : https://pt.wikipedia.org/wiki/Tamandar%C3%A9_(Pernambuco)